Fluxo de Caixa Descontado (FCD).
Quanto vale sua empresa e sua marca? Essa é uma pergunta muito difícil de responder por parte do empreendedor. Muitos acreditam que basta somar o valor dos imóveis, veículos, máquinas e equipamentos. Outras acreditam que uma empresa vale pela sua carteira de clientes, pelo seu faturamento ou pelo seu lucro... Mas hoje essa forma de pensar e fazer avaliações mudou bastante. Analisar o valor de uma empresa passa por técnicas e métodos de valoração de aspectos tangíveis e intangíveis para se chegar ao valor mais próximo possível da realidade de mercado. Trata-se de um processo de estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada, usando modelos quantitativos, sem deixar de lado aspectos qualitativos. Aqui no Conteúdo Empreendedor utilizamos pelos menos 3 métodos diferentes para entregar segurança, equilíbrio, consistência e razoabilidade nas avaliações. Ou seja, o empreendedor terá em mãos 3 resultados para que ele não tenha dúvidas da valoração de sua empresa ou marca e da qualidade dos métodos utilizados.
Para se fazer uma avaliação de empresa ou marca é necessário que a empresa tenha seus números organizados dos últimos 3 ou 5 anos. Ou números recentes caso a empresa seja uma startup ou ainda tenha pouco histórica no mercado, caso seja nova. Caso a empresa não tenha esses números históricos, o Conteúdo Empreendedor atua na busca e organização de todo esse material dentro dos parâmetros necessários para a avaliação. E após essa organização numérica da empresa são realizadas as análises de VALUATION utilizando pelo menos 3 métodos:
Fluxo de Caixa Descontado (FCD).
Múltiplos de Mercado.
Valor Patrimonial.
E com o relatório de Valuation da empresa o empreendedor poderá usá-lo: Para venda da empresa ou da marca, incorporação em sociedade e contabilização.