E-mail marketing é a utilização do e-mail em campanhas de marketing digital, com o objetivo de criar e manter o relacionamento com clientes, apresentar empresas e produtos melhorando resultados nas vendas e na retenção. Diferente do spam, o e-mail marketing visa chegar até os interessados através de informação, serviço ou produto que se deseja oferecer. Contudo, uma característica exclusiva da prática do e-mail marketing é que as campanhas geralmente oferecem uma opção de cancelamento de recebimento, o que claramente demonstra o respeito por seu público. Este procedimento de cancelamento pode ser atrelado, por exemplo, a um mecanismo de pesquisa de opinião, onde é possível avaliar o que está certo ou errado na forma com que se conduz as campanhas.
Com uma previsão de 2,9 bilhões de usuários de e-mail até 2020, certamente o e-mail é uma maneira de alcançar diretamente milhares de clientes potenciais, aliás, a um custo relativamente baixo em comparação com publicidade em sites, adwords, banners ou anúncios patrocinados em redes sociais. Cerca de 269 bilhões de e-mails são enviados todos os dias no mundo, conforme a previsão, serão 319 bilhões de envios até 2021. No e-mail marketing, você pode ter toda a atenção do lead ou prospect, pois uma vez aberta, a peça ocupa boa parte da tela do dispositivo, podendo estar adaptada perfeitamente ao Smartphone, tablet ou notebook. Os anúncios pop-up, formulários flutuantes ou outras propagandas na internet geralmente ficam no caminho do que um cliente potencial procura: o conteúdo.